Institucional

Univel tem grande número de aprovados no Exame de Suficiência de Contábeis

Univel tem grande número de aprovados no Exame de Suficiência de Contábeis

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), publicou na última segunda-feira (21/11), no Diário Oficial da União, o resultado do 2º Exame de Suficiência de 2016.  Na lista de aprovados, estão os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da União Educacional de Cascavel – Univel.

Ao todo, 67 alunos da instituição fizeram o Exame de Suficiência. Desses, 28 foram aprovados, o que representa um percentual de 41,79% de aprovação. Se comparado com as médias nacional e estadual, o nível de aprovação da Univel é superior. Sendo que, a instituição soma 92% a mais de aprovados que a média do Brasil de 21,73%. E 49% a mais em relação ao Paraná que teve o índice 28,01% de aprovados.  

O Exame de Suficiência tem o objetivo de comprovar o conhecimento médio para que o Bacharel em Ciências Contábeis possa exercer as suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho. O teste é um dos pré-requisitos para a obtenção do registro profissional da área no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univel, professor Jader Alexandre Rocha, os índices de aprovações demonstram a qualidade do curso, haja visto, o nível de dificuldade do exame. “O resultado mostra claramente o compromisso que todos temos quando resolvemos sair de nossos lares para mudar vidas”. Confirmando que o conteúdo trabalhado em sala de aula, está plenamente de acordo com as exigências do Ministério da Educação (MEC) e de acordo com as diretrizes exigidas do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). "Mesmo os alunos que não passaram confirmam que 60% a 70% das questões foram discutidas em sala de aula", destaca.

Ainda segundo Jader, a preocupação que a instituição tem com a qualidade do ensino e o comprometimento do corpo docente são fundamentais, não só para uma boa formação, mas também no preparo dos alunos para o Exame de Suficiência do CFC. “Os professores da Univel tem uma enorme dedicação para uma boa formação dos acadêmicos" e isto, o coordenador considera ser um diferencial do curso.

Os alunos aprovados foram unânimes ao afirmar que os conhecimentos adquiridos em sala de aula favoreceram nesta conquista. "Eu pude perceber que realmente o que os professores ensinam em sala de aula cai bastante no exame. Eu conversei com alunos de outras instituições e ficou claro a superioridade que temos na qualidade do ensino em comparação com o curso de contabilidade de outras faculdades", afirma a aluna Ana Paula de Oliveira.

A aluna Maresha Claudia Presrlak, completou que  "os alunos que prestaram atenção nas aulas e nos dicas que os professores traziam, conseguiram fazer a prova tranquilamente. Desta forma, os ensinamentos serviram como norte para obtenção desta conquista ".

O teste é aplicado a todos os alunos que queiram obter a carteira profissional. Não é obrigatória ter a carteira, mas é exigência para algumas áreas da contabilidade como, para atuar como contador, assinar balanços, auditorias e até alguns tipos de perícias.  

As provas foram aplicadas no dia 16 de outubro. Ao todo, 41.179 mil bacharéis em Ciências Contábeis fizeram o exame. Destes, 8.947 mil foram aprovados. Pode fazer a prova de Bacharel em Ciências Contábeis somente o candidato que esteja cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis.

 

Profissionais:

Hoje no Brasil são mais de 500 mil profissionais da área contábil, sendo que desses, mais de 30 mil estão no Paraná.

O número é significativo, no entanto, segundo o CRC, existe escassez de mão de obra, tendo em vista, a grande área de atuação do profissional de contabilidade.

Univel tem grande número de aprovados no Exame de Suficiência de Contábeis

 

Univel presente no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade
Univel abre vagas para Doutorado em Administração pela PUCPR