17ª Jornada Científica da Univel aborda saúde mental

17ª Jornada Científica da Univel aborda saúde mental

Temas contemporâneos foram abordados no evento que promoveu a pesquisa científica e a interação entre a comunidade acadêmica

Estimular a iniciação científica, pesquisa e extensão do Centro Universitário de Cascavel - Univel foi o propósito da 17ª Jornada Científica, que trouxe como tema principal “Conexões Humanas um olhar para a saúde mental”. “Eventos científicos são importantes porque oferecem aos estudantes e pesquisadores a oportunidade de discutir temas relevantes para a construção do conhecimento, que contribuem para solucionar problemas existentes na sociedade. Também fortalecem a iniciação científica e o papel da IES em formar indivíduos mais críticos. Pela Jornada Científica ser um evento multidisciplinar, ou seja com a participação de todas as áreas, o seu grau de relevância é maior porque possibilita integração entre os diferentes saberes”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, Elaine Kronbauer.

O evento recebeu a renomada médica psiquiatra, Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de livros renomados como: Mentes perigosas, Mentes Consumistas e Janela da Mente. Com mais de 2 milhões de livros vendidos, Ana Beatriz participou de uma coletiva de imprensa e em sua palestra falou sobre as epidemias da vida moderna e a influência em nosso cotidiano. “Atualmente no Brasil os transtornos de ansiedade atingem cerca de 19 milhões de pessoas e a depressão em torno de 12 milhões. Se você pensar que os transtornos de ansiedade caminham para a depressão como consequência quando não tratados, isso tem uma alta relevância”, pontua Ana Beatriz. 

O evento também tem como objetivo incentivar o intercâmbio de conhecimento e experiência entre palestrantes, ouvintes, pesquisadores e participantes dos projetos de pesquisa e extensão. “Foi muito interessante participar, principalmente da palestra da Dra. Ana Beatriz, uma aula esclarecedora sobre vários assuntos que nós trazemos não somente para o curso de Direito, mas sim buscando um crescimento humano, de entender mais as pessoas e de certa forma compreender alguns distúrbios com o olhar diferenciado. Nas exposições dos trabalhos pudemos ver vários temas pertinentes e variados como direito, artes, fotografia, teatro de fantoches que nós desconhecemos e que acredito que melhora muito a nossa conexão humana”, conta Priscila Libanês Simplício,  acadêmica do curso de Direito da Univel. 
Diversos trabalhos científicos com temas relevantes foram apresentados, o que contribui também para a prática de comunicação oral dos acadêmicos. “Os trabalhos da Jornada são divulgados em todos os meios de comunicação sendo acessível a toda comunidade científica com interesse na área incentivando novos pesquisadores, fortalecendo a continuação das atividades de pesquisa de iniciação científica dos estudantes e aumentando a interação entre a comunidade interna e externa, funcionando como um motivador na produção do conhecimento”,  finaliza Elaine.

28.10.2019

Publicado por: Núcleo de Comunicação
05/12/2019