Alunos de Agronomia participam de palestra sobre uso do calcário para corrigir a acidez do solo

Alunos de Agronomia participam de palestra sobre uso do calcário para corrigir a acidez do solo

Alunos de Agronomia participam de palestra sobre uso do calcário para corrigir a acidez do solo

 

A palestra aconteceu com um especialista em fertilidade do solo, que explicou aos alunos como funciona a calagem 

Os alunos do curso de Agronomia do Centro Universitário de Cascavel - Univel receberam na última semana o engenheiro agrônomo e especialista em fertilidade do solo, Alan Patrik Rambo, para falar sobre a importância do uso do calcário para corrigir a acidez do solo. “70% dos solos brasileiros são ácidos, então a calagem é extremamente importante para neutralizar a acidez do solo e aumentar a disponibilidade de nutrientes, além de eliminar os elementos tóxicos, como é o caso do alumínio, que provoca um mau desenvolvimento de raízes e isso inibe ou diminui a eficiência da absorção de água”, explica o professor João Ricardo.  

A calagem se trata da etapa do preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário com os objetivos de elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas. “A calagem é realizada através da aplicação do calcário na área, aqui no nosso estado é muito bem feito pela grande maioria dos produtores rurais, que atualmente estão realizando esse procedimento”, conta João. 

O professor João ainda ressalta que esse é um processo comum aos produtores rurais e um conhecimento essencial aos estudantes da área. “Para o nosso aluno é muito importante saber lidar com essas questões que acabam interferindo na rentabilidade do produtor. Na nossa profissão nós queremos um produtor capitalizado para que ele invista cada vez mais na sua área, que demande uma maior especialização dos nossos acadêmicos e também dos profissionais que vão sair do mercado. Então para os alunos é extremamente importante esse tipo de palestra, eles acabam se familiarizando não apenas com esses fatores de rentabilidade, mas também garantem altas produtividades e com isso a segurança alimentar”, conclui. 

Por: Núcleo de Comunicação 

18.11.2020

XVII Jornada Científica da Univel aborda equilíbrio e a simplicidade da vida como tema
Visitas técnicas proporcionam aos alunos de Agronomia conhecer a prática da Zootecnia