A atuação no mercado de trabalho é tema de palestras nos cursos de comunicação da Univel
A atuação no mercado de trabalho é tema de palestras nos cursos de comunicação da Univel
Os alunos receberam convidados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem para debater os desafios e perspectivas das profissões
Os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico, da área de comunicação da Univel receberam diferentes convidados nas últimas semanas que abordaram temas relevantes para a prática do mercado de trabalho. As conversas acontecem por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, onde convidados de diferentes localidades podem expor o conteúdo e os acadêmicos podem interagir, tirando dúvidas e fazendo comentários sobre o tema.
Na disciplina de Planejamento e Criação Publicitária, do professor Cristian Cipriani, a turma do 5º semestre de Publicidade e Propaganda recebeu o profissional Cesar Tomei, que é Global Solution na Anheuser-Busch InBev. Na conversa Cesar abordou a jornada do consumidor, banco de dados e pesquisa técnica em publicidade, além de falar sobre o posicionamento de marca das cervejarias no Brasil e nos Estados Unidos.
Os alunos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico receberam Luiza Neves que tem larga experiência no atendimento de agência, trabalhando com empresas como Diageo (Johnnie Walker, Ciroc, Tanqueray), Ambev (Stella Artois e Corona), HSBC, TIM, Nivea e Visa, por exemplo. Luiza explicou como funcionam as equipes de atendimento de uma multinacional de bebidas, e na oportunidade também debateu com os alunos a campanha feita para a Johnnie Walker, que foi premiada.
Na conversa com os alunos de Jornalismo, a convidada foi a jornalista, assessora de imprensa a Univel, Mayara Alyne da Silva, que além do setor educacional, atuou também como assessora na Uopeccan, e na SetaDigital. Mayara contou aos acadêmicos como é a prática do dia a dia na profissão, o relacionamento da assessoria com a imprensa e os desafios do mercado.
Os acadêmicos de Jornalismo também receberam como convidado, na disciplina de Laboratório de Jornalismo Impresso ministrada pelo professor Anderson Costa, o professor Dr. Silnei Soares, que é jornalista e especialista em Produção Cinematográfica, e autor do livro "Ensaio sobre os limites de uma teoria semiológica da comunicação". O autor debateu os desafios e a responsabilidade do jornalismo frente às tecnologias e enfrentamento à fake news. "É fundamental um olhar mais profundo em relação a atuação dos jornalistas na atualidade. O Silnei tem essa visão crítica e ríspida sobre a profissão, que nos ajuda colocar nossas responsabilidades e possibilidades profissionais em perspectiva", explica Anderson.
Por: Núcleo de Comunicação
03.06.2020