Univel recebe integrantes do Instituto Água e Terra para explicar sobre o Programa de Voluntariado em Cuidados de Animais Silvestres

Os acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia puderam aprender sobre a recuperação dos animais, educação ambiental e sustentabilidade, envolvendo o conhecimento prático e teórico sobre a Fauna Silvestre do Paraná

Com o objetivo de sensibilizar os acadêmicos a se tornarem integrantes do Programa de Voluntariado para Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (Cria), o Centro Universitário de Cascavel - Univel recebeu na primeira quarta-feira (01) do mês os integrantes do Instituto Água e Terra (IAT), Mauro de Moura Britto, Tauane Ingrid Menezes Ribeiro e Amanda Scheffer Beltramin.

Durante a palestra, os acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia puderam aprender sobre a recuperação dos animais, educação ambiental e sustentabilidade, envolvendo o conhecimento prático e teórico sobre a Fauna Silvestre do Paraná.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Paulo Figueira, contou que a palestra foi realizada para apresentar o CRIA, programa do IAT que tem como missão a união da educação ambiental e a preservação da fauna silvestre, proporcionando aos profissionais da área ambiental (biólogos, veterinários e zootecnistas) e a população em geral um maior contato com estes animais, onde estes voluntários auxiliam no cuidado de animais órfãos e vitimados, colaborando para o retorno deles à natureza.

“Foi uma apresentação de grande importância para os acadêmicos de Medicina Veterinária e Agronomia, uma vez que no trabalho profissional por vezes eles se deparam com animais em risco (seja no trabalho do médico veterinário a campo ou do engenheiro agrônomo a campo) e por diversas vezes eles não sabem como enfrentar este desafio. Uma vez que a parceria da Univel com o IAT é consistente, resultando no CAFS UNIVEL, é uma função de nossa IES apresentar aos acadêmicos formas para aprimorar o aprendizado, indicando como aliar a proteção ambiental com a preservação das nossas espécies”.

Para a chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná de Cascavel, Marlise da Cruz, por meio da parceria com o CAFS UNIVEL, é uma lacuna que será preenchida.

“A partir do momento que nós trazemos uma espécie aqui para o CAFES UNIVEL, o intuito é que depois a gente reintroduza este animal na natureza, mas aquelas espécies vitimizadas, as vezes não retornam à natureza, porque será uma presa fácil, então o nosso objetivo é ter essas pessoas para ajudar a cuidar até dar a destinação correta, e ter um lar temporário que cuide dele, com carinho e atenção”.

O agente profissional do Instituto Ambiental do Paraná, Mauro de Moura Britto explicou que o Projeto CRIA, foi criado recentemente e que tem uma importância fundamental no sentido de que pode ajudar os órgãos ambientais principalmente o Instituto Água e Terra.

“Essa parceria vai nos ajudar a passar pelos momentos de dificuldade, durante os períodos de apreensão e principalmente resgate, nas épocas de reprodução (primavera e verão), onde os animais estão tentando se reproduzir, criar os filhotes e sobreviver principalmente em áreas urbanas, isso tem se tornado muito difícil há muito tempo, não é de agora. Então pra gente esse apoio é fundamental, às vezes nós não temos toda estrutura necessária para suprir essas necessidades, a gente quer trabalhar junto com a sociedade, no sentido de fortalecer principalmente no estado do Paraná”.

CRIA

Segundo a Agência de Notícias do Paraná, o Cria é uma iniciativa inovadora, em que os participantes recebem animais silvestres, principalmente filhotes, e cuidam deles até que estejam aptos a retornar à natureza. Neste ano, o programa ganhou espaço na página de cursos da Escola de Gestão do Paraná. Ele é ofertado para estudantes e profissionais da área ambiental que atuam com fauna silvestre (Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia).

Assim, por meio do CAFS UNIVEL, os acadêmicos da instituição conseguem ter acesso e aprenderem ainda mais sobre esses animais.

Núcleo de Comunicação

06/06/2022

Projeto Língua Portuguesa promovido pela Univel e Cáritas Cascavel atende centenas de Imigrantes
Curso de Engenharia Mecânica da Univel é reconhecido com nota máxima no MEC