É brincando que se aprende: curso de Pedagogia comemora Scratch Day

A data busca incentivar e desenvolver o uso da ferramenta no ensino de crianças e adolescentes

Aprender brincando é o objetivo do Scratch, uma plataforma online de ensino de programação para crianças e adolescentes. Buscando disseminar o uso da plataforma e o desenvolvimento da computação criativa por pessoas de diversas idades, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Cascavel - Univel comemorou pela primeira vez o Scratch Day. “O evento acontece no mundo todo, com o objetivo de propagar a plataforma para a comunidade em geral e professores. O nosso foco são principalmente os alunos de Pedagogia, mas o público também é a comunidade em geral, pessoas de fora que vieram aprender um pouco mais”, explica o Professor da disciplina de Educação e Tecnologias Digitais no curso de Pedagogia, Jocemar Nascimento.

Durante o evento, aconteceram oficinas de Introdução ao Scratch, Introdução à Computação Criativa com Scratch e Computação física com Makey Makey e Scratch. Aprendendo a utilizar a plataforma, os alunos de Pedagogia podem ensinar com uma linguagem de programação mais simples, que auxilia jovens e crianças na matemática e na lógica. “As atividades do Scratch são divertidas e durante a construção da criança ou adolescente ele aprende qualquer assunto. O tema do jogo é o professor quem define, então a atividade pode ser de ciências, matemática ou português e o aluno nem percebe que está aprendendo, essa é a ideia por trás do Scratch”, conta o Professor Jocemar.

16.05.2019

Curso de Biomedicina coloca em prática projeto que ajuda a prevenir a parasitose intestinal em crianças
Univel promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho